segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Os Super Heróis e suas Influencias



Olá pessoal, aqui estou eu fazendo minha primeira postagem, que na verdade é minha primeira matéria aqui no meu blog.
         Vou falar de super heróis, aqueles famosos das revistas em quadrinhos que muitos adoram, amam ler e se divertir com eles, vou falar de muitos deles como o meu favorito o homem aranha, também falarei do Superman, Batman, Laterna verde, X-men, Capitão América, Homem de ferro, os Vingadores, Liga da justiça, entre outros. Porém, vou escrever algo diferente sobre eles, algo que fui percebendo com o tempo, lendo mais quadrinhos e estudando mais geografia e história, vou falar como eles nos influenciam em vários aspectos e assuntos do nosso cotidiano, sejam crianças, jovens ou adultos, todos que gostam e que sabem quem são os super heróis Marvel e DC merecem saber o que à por de trás das capas, mascáras, poderes e identidades secretas. É bom termos uma visão, além disso.
         Já cheguei a ler algumas matérias sobre super heróis em alguns sites e blogs, e são um pouco parecidos com o que eu tava pretendendo botar aqui, porém ninguém se aprofundava de verdade como eu pretendia, pois eu quero falar ao máximo de super heróis e das influencias que eles nos exercem.  Eu como sendo um grande fã de quadrinhos vejo que nem todos percebem certos “detalhes” quando lêem as revistas dos nossos super amigos da lei e da justiça.
Então faço questão de botar aqui minha matéria sobre nossos heróis com a minha visão um tanto no quanto geográfica, social, teórica, histórica e globalizada. Espero que todos gostem e que possam enxergar nossos heróis de um modo diferente.
Bom, Vamos pelo começo de tudo, o primeiro grande herói de todos, aquele conhecido como o homem de aço, o ultimo dos Kryptonianos, o SUPERMAN.

 
Mas para entendermos como o Super man surgiu e por que foi criado temos que entender um pouco do que foi a crise de 1929 nos Estados Unidos que é o país que nos trará os super heróis mais influentes do mundo, então puxei uma pequena matéria sobre a crise de 29. Creio que dê para compreender a situação naquela época e logo após você ter lido esta pequena matéria poderei começar a dar os por quês de SUPER MAN. Leia com atenção.









A Crise de 1929



No início do século XX, os Estados Unidos vivia o seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento, até que a partir de 1925, apesar de toda a euforia, a economia norte-americana começou a passa por sérias dificuldades. Podemos identificar dois motivos que acarretaram a crise:
- O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego.
- A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.
Diante da contínua produção, gerada pela euforia norte-americana, e a falta de consumidores, houve uma crise de superprodução. Os agricultores, para armazenar os cereais, pegavam empréstimos, e logo após, perdiam suas terras. As indústrias foram forçadas a diminuir a sua produção e demitir funcionários, agravando mais ainda a crise.
A crise naturalmente chegou ao mercado de ações. Os preços dos papéis na Bolsa de Nova York, um dos maiores centros capitalistas da época, despencaram, ocasionando o crash (quebra). Com isso, milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e pelo menos 12 milhões de norte-americanos perderam o emprego.
Abalados pela crise, os Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial. Um exemplo disso é o Brasil, que tinha os Estados Unidos como principal comprador de café. Com a crise, o preço do café despencou e houve uma superprodução, gerando milhares de desempregados no Brasil.
Para solucionar a crise, o eleito presidente Franklin Roosevelt, propôs mudar a política de intervenção americana. Se antes, o Estado não interferia na economia, deixando tudo agir conforme o mercado, agora passaria a intervir fortemente. O resultado disso foi à criação de grandes obras de infra-estrutura, salário-desemprego e assistência aos trabalhadores, concessão de empréstimos, etc. Com isso, os Estados Unidos conseguiram retomar seu crescimento econômico, de forma gradual, tentando esquecer a crise que abalou o mundo.
  Fonte: www.historiadomundo.com.br
      

Após esta matéria você já deverá ter entendido a situação por lá nessa época. Então, eis que surge em 1938 o nosso Herói, criado pela dupla  Joe Shuster e Jerry Siegel. O Superman, na verdade foi criado pelos americanos para dar novamente uma motivação ao povo americano, mesmo estando em uma das piores crises que já passou, o Superman tinha o dever de ser o herói que traria a solução para aquele povo em crise, ele seria o homem que traria a esperança de volta aos Estados Unidos. Essa era a idéia que seus criadores tinham.

 (Está é a capa da primeira edição da revista do super man de 1938)

Superman já demonstra seu orgulho americano estampado em seu uniforme com suas cores. As cores tem um grande significado.

 

 

O Clássico Azul, Vermelho e branco está sempre estampado na maioria dos super heróis, assim representando a bandeira americana. Isso vê-se claramente na roupa de Superman.








Em seu Símbolo vemos esse amarelo de fundo destacando o “S” vermelho. Esse amarelo vem a representar o ouro. Quando vemos um soldado sendo condecorado é sempre com uma medalha de ouro representando a honra bravura e mérito por seus feitos, então o amarelo esta neste contexto para os nossos heróis.







Superman então dá inicio aos super heróis de quadrinhos contextualizados, sendo que até os dias de hoje Superman é o herói mais famoso de todos e o mais poderoso.
 Superman passa muitas “mensagens” através de suas historias e de seus poderes, um dos que mais me chama atenção é o seu poder de INVULNERABILIDADE, com esse poder Superman se torna invulnerável ou seja, ele não pode ser ferido, cortado, machucado ou furado por absolutamente nada e nem ninguém. Mas na verdade com este poder ele passa a idéia de que os Estados Unidos é um país que nada e nem ninguém pode machucar, ferir, ou faze-lo sangrar, os Estados Unidos é o pais mais forte e mais invulnerável de todos. Está é apenas uma das mensagens passadas por esse herói tão influente.

Um ano depois viria ao mundo e as bancas outro herói que viria a ser mundialmente famoso e muito influente, o BATMAN
 
Nosso herói mostra uma coisa bastante interessante aos fãns de quadrinhos, algo bem diferente na verdade. Batman é um herói que usa um uniforme que não tem absolutamente nada haver com as cores americanas, um herói que apesar de ser contextualizado também, não leva consigo as cores do orgulho americano em seu uniforme, entretanto, tudo isso tem um por que de ser.
         Quando vemos um quadrinhista criar um herói ele já deve ter seu uniforme na cabeça e as cores que ele deve ter, o clássico azul, vermelho e branco, mas se ele pretende não fazer um herói com essas cores ele tem que criar um ambiente a este herói que demonstre sua naturalidade americana, precisa mostrar aos leitores como a vida de um americano é excelente e este é o caso de Batman ou Bruce Wayne.
Para quem conhece o Batman já sabe que ele é podre de rico, ele realmente é um bilionário que possui muitos carros, iates, casas, tudo de bom e do melhor e ainda por cima é charmoso e galanteador, graças a isso ele pode ter qualquer mulher aos seus pés e ainda por cima tem um mordomo que nunca morre. Convenhamos né, o Alfred parece que nunca morre, desde que o Bruce era pirralho o Alfred já era velho e quando o Bruce cresce, o Alfred consegue ficar mais velho ainda. Tem uns episódios de umas revistas que eu já li em que o Batman já tem uns 40 anos ou até mais e o Alfred ainda está vivo, estranho não é? Acho que ele é um mordo que passa de geração em geração.
Bem. Voltando ao que estava falando, o Batman na verdade passa uma idéia de que dinheiro é Tudo, que se você tem dinheiro você pode ser qualquer coisa, até mesmo um super heróis, e ainda por cima um dos melhores, e ainda mais, você pode ser amigo do melhor herói de todos, o Superman.
 
E isso fica bem estampado neste de desenho de Alex Ross, que para min é o melhor desenhista de super heróis de quadrinhos. Porém Batman pode ainda mais, por que ainda é capaz de fazer parte de uma sociedade entre super heróis que defendem o planeta terra e ser o maior investidor desta sociedade chamada de Liga da Justiça.

 
Batman realmente é um herói bastante influenciador do dinheiro.
         Um outro herói que também passa essa idéia de que “dinheiro é tudo” é o Tony Stark, mais conhecido como Homem de Ferro.
 

Como muitos já sabem Tony Stark é mais um cara Podre de rico, Galanteador (até bem mais que o Batman), muito inteligente que também é um grande super herói. Entretanto ele passa as mesmas idéias do Batman, só que de um jeito mais apelativo, entretanto no episodio de seu primeiro filme ocorre um fato interessante
Para quem já viu o filme sabe que o Tony Stark foi seqüestrado por “terroristas” que pretendiam fazer um grande ataque aos E.U.A com um míssil que seria feito por Tony, só que Tony consegue fugi com sua primeira armadura de ferro e depois decide destruir as armas criadas por ele mesmo para que não sejam mais usadas para o mal. De fato o homem de Fero passa aquela idéia de que devemos temer terroristas como Osama Binladem e organizações como Alqeda, pois eles são os grandes vilões que querem ver nossa desgraça e morte e cabe Aos americanos (os mocinhos) a deter esse mau feitosos e faze-los pagar por seus atos, porém não é essa idéia de NOVA ORDEM MUNDIAL que deveríamos acreditar. Para quem estuda Geografia mais profundamente sabe do que estou falando.

Agora é a vez do super herói mais patriótico de todos os tempos, o cara que parece ser o mais influenciador de todos. O Capitão América.
 
Esse sim dá pra se ver bem claramente suas intenções ao ter esse nome e seu uniforme. Entretanto Steve Rogers (verdadeira identidade do Capitão América) foi criado na época da segunda guerra mundial em Março de 1941 por Jack Kirby e Joe Simon.
         O Capitão América foi criado com a intenção de mostrar aos outros paises e ao seu próprio que os E.U. A são um país imbatível, que ninguém poderia derrotar seu exercito feito de “super Soldados”. Para quem não sabe o Capitão América participou de uma experiência onde era necessário que um soldado americano toma-se esse soro para se tornar uma arma viva contra os seus inimigos. Por tanto, Capitão América tornou-se um símbolo Americano não só para o seu povo, mas para seu exercito também, passando a mensagem de que os Estados Unidos é um país com super soldados que não pode ser vencido por nenhum outro exercito seja ele de que país for, sejam eles Nazistas ou não.

            ( Essa é a capa da primeira edição de Capitão América de 1941)
            (Aqui é a mesma capa só que numa versão mais atual para o filme)

 
A Luta de Capitão América e os E.U. A contra o Nazismo torna-se bem clara na capa de primeira edição da revista do Capitão com a participação de Hitler sendo socado pelo nosso herói, mas isso já aconteceu várias vezes, mas a luta contra os nazistas está mais clara na luta imortal do Capitão América e seu Arque inimigo o Caveira Vermelha.

Nada melhor do que um cara que tem rosto de caveira da cor vermelha e ainda por cima é nazista e com planos maléficos para ser o maior inimigo do Capitão. É interessante ver as lutas históricas entre esses dois, muitas delas tem significados históricos.

 
Um outro herói que defende a idéia de que os soldados Americanos são os melhores e invencíveis, é o Lanterna verde
Ele já demonstra seu orgulho no exercito por sua cor altamente abrangente, pois de fato a cor verde simboliza o exercito, no caso o americano. O Lanterna Verde já demonstra uma idéia de exercito imbatível em suas próprias histórias, por que não existe apenas UM lanterna verde, mas sim CENTENAS deles, por isso que vemos muitos lanternas verdes diferentes, alguns são até alienígenas estranhos e feiosos e outros legais.
Tanto é, que os Lanternas têm um planeta só deles, como se fosse uma Base militar americana cheia de soldados fortemente armados e invencíveis, esse planeta é o O.A


E aí uma imagem com alguns dos centenas de Lanternas Verdes do planeta O.A. E a ligação de Lanterna Verde com o exercito torna-se mais clara ainda com o lançamento de desenho animado da Liga da justiça onde contava com um lanterna verde de pele negra que pelo jeito é o mais famoso aqui no Brasil, fato este que quando foi revelada a capa do filme do lanterna verde viu-se que o ator principal era branco e não negro como muitos aqui queriam, mas a realidade é que o primeiro lanterna verde dos quadrinhos era realmente branco, então logicamente tinha-se que fazer um lanterna verde com a pele branca.

Mas o Lanterna verde do desenho animado da liga da justiça já servia o exercito americano e isso é mostrado em um dos episódios da Liga. Porém o primeiro Lanterna também servia ao exercito americano e isso é mostrado em seus quadrinhos e um longa metragem que inspirou o filme.










Agora vamos ao meu super herói favorito. O amigão da vizinhança, o escalador de paredes, o cabeça de teia. Homem Aranha.



Aqui percebemos logo de cara o nível de orgulho patriótico que o Homem aranha tem, até por que isso já se vê em seu uniforme. Apesar do Homem aranha já ter vestido vários outros trajes por aí, alguns bem estranhos até, como na época em que ele estava passando por uma crise de identidade que também é o titulo da saga, onde o aranha vestia várias outras roupas e adotava até outros nomes como Vespa, O Sombra, Richochet entre outros. Isso foi para mostrar aos leitores e fãs como o Homem aranha ficaria em outras roupas, por que realmente sei que é muito difícil distorcer a imagem original do Aranha e sua roupa é a parte mais difícil de se recriar.
Mas estas edições serviram para mostrar que o uniforme Azul, Vermelho e branco é o melhor, que nenhuma outra cor seria mais forte e mais bonita do que essa, até por que os outros uniformes eram realmente muito feios e ridículos, mas é lógico que isso é pra mostrar para nós que é melhor preferirmos as cores americanas do que as outras.
Entretanto o que mais me chama atenção no Homem aranha e me faz ser fã dele é seu modo de vida, pois ele não é um cara rico, charmoso e que pode fazer um monte de roupas iguais e telas em seu armário super secreto. Ele mostra uma realidade do povo americano, pois Peter Parker é um estudante que se esforça feito um condenado nos estudos para dar uma vida melhor a sua tia May, para sua namorada Mary Jane e para si mesmo, mas seu trabalho como homem aranha lhe impede de fazer muitas coisas e quando rasga a sua roupa é ele mesmo que costura, por que ele não tem dinheiro para ficar mandando alguém fazer mais. Houve até um fato interessante em uma revista que eu li onde um alfaiate que fazia roupas para super-heróis disse ao aranha que a roupa dele era muito cafona e que merecia outra, então o cara fez uma nova para ele, e doou ela ao Aranha (isso  foi muito engraçado).
Mas a um fato do Homem aranha que eu acho bem interessante. Aquela clássica frase que Tio Ben diz ao Peter antes de morrer, “Grandes Poderes vem com Grandes Responsabilidades”. Esta frase tornou-se a filosofia de vida do Homem aranha e deste então ele jamais se esquece de seu tio e a ultima coisa que ele disse.  Entretanto, essa celebre frase na verdade é parte de um discurso de um presidente americano que se não me engano é de Abraham Lincoln, fato este que pouquíssimos sabem sobre o Aranha.

 Já deu pra perceber que até agora eu apenas escrevi sobre super-heróis Homens, mas é lógico que eu tenho que falar sobre os símbolos femininos dos quadrinhos. As heroínas mais belas que existem, por tanto vou falar de uma das que eu mais sou fã, a Mulher Maravilha.

 
Bom, Dianna a nossa heroína pertence a uma ilha chamada Themyscira, que às vezes é chamada de ilha do paraíso. Lá Diana é uma princesa que adquire uma super força concedida pelos deuses do Olimpio quando chega a sua idade adulta, então ela pega uma armadura para ir à terra dos homens em missão de paz.
         Entretanto Themyscira é uma terra feita apenas de mulheres guerreiras, as grandes Amazonas. Tendo isso em vista percebe-se a idéia de um tipo de tropa militar, um exército composto apenas de mulheres super poderosas e a melhor delas tem estampado em si mesma as cores do patriotismo americano.  Isso se pode ver claramente na roupa da mulher maravilha. A idéia passada com a mulher maravilha é que não apenas os homens podem ser capazes de formar um bom exercito e serem fortes, mas as mulheres também, então não tem por que as mulheres não entrarem no exercito, sendo que elas podem ser tão fortes quanto os homens. É como se fosse uma propaganda chamando as mulheres para se alistarem no exercito americano.
        

Chegamos agora a um ponto que eu acho muito importante. Quando chegamos a um determinado período histórico, a Guerra Fria, os quadrinhos também mudam seus contextos. Porém é necessário conhecer um pouco do que foi a Guerra Fria, então puxei uma matéria sobre esse assunto.
                                     
Guerra Fria


A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendiam a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.
Fonte: resumohistoria.wordpress.com
Quando começou este período histórico os super heróis e os quadrinhos começaram a criar combates entre Estados Unidos e União Soviética (Rússia).
         Foram criados heróis e super vilões para mostrar aos leitores que os Estados Unidos são superiores aos Socialistas Soviéticos, então é criado e mostrado ao mundo os X-MENs. O grupo formado por seres humano com super poderes mutantes.
O grande heróis dali, que não é o mais chamativo, é o Professor Xavier e o seu “inimigo” é o astuto Magneto. Entretanto Magneto é representado como um soviético, apesar de ser Alemão e que ajudou o exercito nazista (que fora inimigo dos E.U.A)
       A representação Soviética de Magneto é clara em sua roupa.

A roupa de Eric é totalmente vermelha, assim representando a união soviética, já que a bandeira soviética tinha como a cor vermelha a cor mais abrangente e um símbolo da cor amarela. Por isso Magneto é visto como o Vilão de X- men, e os X-mens são os mocinhos da história que logicamente representam os Estados Unidos tendo o professor Xavier como líder.










Magneto e Xavier sempre estão em combates ideológicos, pois os dois defendem o mesmo ideal que é “Mutantes na sociedade” e isso sempre vemos nos episódios e nos quadrinhos dos heróis, porém estes personagens foram inspirados em duas pessoas que realmente existiram nos E.U.A, foram eles Martin Luther King e Malcon X.


Esses dois grandes homens defendiam o mesmo ideal “o negro na sociedade americana”, entretanto, Martin e Malcon seguiam caminhos diferentes.

Martin Luther King queria que os negros fossem separados dos brancos, por isso existam Banheiros para brancos e outro para negros, até mesmo bebedouros eram assim, ônibus e outras coisas, mas o branco sempre tinha mais direito que os negros e Martin não gostava desse detalhe. Foi por isso que Magneto também teve ideais idênticos ao de Martin já que ele também quer que os mutantes estejam na sociedade, só que os humanos não os aceitam tão bem assim então Magneto prefere que os humanos e mutantes sejam separados, mas Magneto prefere fazer isto de uma forma mais violenta com guerras e conflitos entre humanos e mutantes.

 Já Malcon X queria que os negros e os brancos estivessem na sociedade juntos, com nenhuma separação e com os mesmo direitos, assim como o professor Xavier, pois ele queria que os mutantes e os humanos vivessem em harmonia juntos na sociedade. Com isso entendemos por que o professor Xavier também é chamado de Professor X (por causa do X de Malcon).

  
Mesmos Malcon X e Martin Luther King seguindo caminhos diferentes e tendo o mesmo ideal eles se respeitavam e se travam como amigos, assim como Magneto e Xavier, mesmo os dois tendo intenções diferentes os dois se respeitam muito, até por que eles foram amigos no passado. Isso é muito bem mostrado no filme mais recente dos X-mens, X-men Primeira Classe. E aí entendemos como Magneto e Xavier foram criados.
         Voltando ao contexto de Guerra fria. Existe um episódios do primeiro seriado animado dos X-mens da década de 90 onde aparece um inimigo muito poderoso chamado Omega-Red e ele por “coincidência” era Russo e  foi criado pela união soviética para servir como uma arma viva de batalha indestrutível. Nesse episodio Omega-Red é revivido, pois os soviéticos haviam perdido o controle sobre ele e foi congelado, mas após a extinção da União Soviética ele é descongelado para refazer uma guerra com os E.U.A como se fosse uma revanche.
Omega-Red na verdade significa O mega vermelho (bem união soviética).
 Nesse episódio ele diz muitas frases interessantes defendendo seu orgulho soviético e seus objetivos e eu fiz um vídeo com algumas cenas deste episodio onde ele diz frases bem fortes defendendo seus objetivos. Mas é lógico que ao final do episódio os Vencedores são os X-mens representando os Estados Unidos, os “mocinhos”.


Muitos quadrinhos, filmes, seriados, desenhos animados entraram neste contexto de guerra fria, como o filme do Rocky, o desenho dos Thunder Cats e outros.
         Realmente descobrimos muitas coisas sobre super-heróis com o passar do tempo e cada vez eles nos influenciam mais. Uma prova disso é quando vamos comprar uma revista, pois para quem sabe e quem compra, escolhemos sempre a revista que tem a capa mais chamativa, devido às capas dos quadrinhos já mostrarem o que ira acontecer no decorrer das paginas da revista e um fato interessante é quando eu vi a capa de uma das melhores histórias do meu herói favorito que tem o titulo de Homem Aranha - Carnificina Total.
         Nessa historia o Carnificina é o vilão, que em minha opinião é o mais poderoso do homem aranha, volta e faz a maior guerra na cidade do nosso herói, mas o importante é a capa.
A capa realmente é bem chamativa e da vontade de se comprar, pra quem gosta de historias em quadrinhos e do aranha (como eu), percebemos que o Aranha está lutando com o Carnificina e atrás deles Venom está chegando para entrar na briga, mas vamos atentar a uns detalhes. Veja que Venom é da cor Azul, Carnificina é da cor Vermelha e o Aranha tem as cores azul, vermelho e branco, agora convenhamos, aquele que comprou a revista praticamente comprou uma “mini bandeira americana”. Pois a capa esta estampando praticamente uma bela bandeira americana.
       Nessa mesma revista ocorre um fato bem interessante.






Nessa pagina vemos uma Vilã bem maluca socando sem parar feito uma louca alguém, depois Carnificina diz para ela parar e no próximo quadro vamos que ela estava socando Eddie Brock (Venom) e depois Carnifina o seqüestra, já que ele estava ajudando o aranha nessa saga e Carnificina odeia tanto Venom quanto o Aranha e os dois vão embora.













 
E na pagina seguinte nos deparamos com Homem aranha caído junto de Morbius (outro inimigo dele), Gata Negra (amiga dele), Flama (amiga também) e nos últimos quadros vemos nosso herói levantando sua cabeça aos pouco até que ele ouvi uma voz dizendo “quer uma mão filho?” e quando ele percebe.....












Esta diante do Herói mais influenciador de todos Capitão América. Nesta cena ele está estendendo a mão para o Homem aranha caído ao chão, mas vamos atentar aos seguintes detalhes: repare que está de noite, para quem já viu imagens de Santos sabe que sempre tem um circulo luminoso atrás da cabeça do Santo, esse circulo luminoso seria a aura de bondade desse santo e perceba que a Lua da noite ao fundo esta exatamente localizada atrás da cabeça do Capitão “santificando” ele, e ele acaba parecendo um tipo de Deus ou Santo estendendo a mão para alguém que está sofrendo que no caso é o Homem Aranha. Na verdade quem está sendo “Santificado” nesta cena não é o Capitão América, mas sim os Estados Unidos, pois o Capitão representa esse país em todas as situações.




Realmente chega um ponto em que ficamos frustrados com isso, acaba sendo um tanto no quanto irritante essa situação de todo o tempo os E.U.A  fazer representações Americanas com suas cores e suas idéias e eles fazem isso com qualquer coisa até com o que não é de fato deles. Um caso desses é o Anime mundialmente famoso Street Fighter, e você acaba pensando “o que tem haver Street Fighter com os Estados Unidos?” e eu posso lhe responder, TUDO.
         Como  pode-se saber, o Street Fighter foi produzido pela Capcom que é uma empresa que produz vários jogos desse Anime. Na verdade o Anime só surgiu por causa do Jogo.  Depois foram lançados Filmes animados e até um filme com pessoas reais e com a participação de Jean Claud Vandame, mas vou falar desse filme em seguida. Mas vamos ver uns detalhes interessantes. Façamos uma pergunta “quem compõe o trio que está sempre junto?” a resposta é o Ken, Ryu e Chun-li, esses três sempre estão juntos quando eles vão para o E.U.A ou alguma em missão.

Repare agora na cor do Kimono de Ryu, logicamente é branco, pois ele pratica karatê assim como no karatê o kimono branco é tradição e outras cores não são aceitas e  não ser o kimono preto, mas isso é uma outra questão.  Agora veja só a cor do kimono de Ken, é Vermelho, algo que não tem nada haver e veja que a roupa da Chun-li é Azul, e essas cores lembram algo que você com certeza já sabe o que é, a famosa bandeirinha americana, o motivo de orgulho para o povo americano.









A Capcom na verdade é uma empresa japonesa que desenvolve jogos para vídeo games desde 1979 e produziu o Street Fighter para a Nintendo que é uma empresa japonesa também, entretanto a Nintendo tem sedes nos Estados Unidos e logicamente influenciou na produção de Street Fighter e isso também ocorreu na produção do Filme STREET FIGHTER- A  BATALHA FINAL.

Esse filme conta com a participação especial de Jean Claude Van Damme e Raul Julia como os personagens principais, Capitão Guile e Major Bison.
       Major Bison na verdade é Russo e defende ideais de União Soviética, isso é perceptível em seu traje e seus planos mirabolantes e Guile é o capitão do Exercito americano, novamente entramos em um contexto de Guerra Fria. Porém o Ryu e o Ken é quem sempre derrotam Bison nos animes e longas metragens.












Mas neste filme ocorreu algo que eu sinceramente não esperava, pois Guile foi o grande herói nesse filme derrotando o maléfico M. Bison, mas isso é algo impossível de acontecer no anime original de Street Fighter já que Guile jamais derrotava Bison e sempre apanhava feio dele e só um potente Radouken feito por Ryu ou Ryu junto de Ken o derrotavam, mas nesse filme as coisas foram muito diferentes, por que o Americanos sempre prezam por mostrar ao publico que os Americanos são os melhores e os mais poderosos e que ninguém pode vencê-los e com um inimigo como M. Bison seria perfeito mostrar novamente as pessoas que os E.U.A é melhor e fizeram isso através da imagem e participação de um ator Americano como o Van Damme, e assim foi.

         Realmente os Estados Unidos e os Americanos amam demonstrar seu patriotismo e fazer todos gostarem deste país, seja com suas cores, cultura, roupas, musicas ou mensagens. Tanto é que o logotipo da Dc Comics, que é a produtora de super Heróis como Batman, Superman, Mulher maravilhaa, lanterna verde e a Marvel que é a produra de outros heróis como Homem aranha, Capitão América, X-mens e outros, também simbolizam a bandeira Americana. Repare só nos logotipos

DC Comis com a clássica cor Azul com Branco e a Marvel com o Clássico Vermelho e branco, formam as cores da bandeira americana.














Conclusão




Bem, chegamos ao final da minha matéria. Daqui em diante você com certeza começara a formar uma opinião depois de tudo isso, pois de fato os quadrinhos nos passam uma influencia americana muito forte.
       Muitos ficam frustrados com isso, outros aceitam com naturalidade, muitos nem fazem idéia de tudo isso e outros não ligam. Na verdade eu também sou uma pessoa que não gosta dos Estados Unidos, não gosto disso de eles sempre se dizerem os “mocinhos” de tudo e que são a “salvação”, pois eles não fazem por merecer, já que o governo americano é muito MENTIROSO e nisso eu acredito mesmo, devido o que eu fui vendo e estudando, por isso compreendo a frustração de muitas pessoas. Entretanto, o povo americano é de fato mais patriótico, mais educado, mais respeitoso do que nós brasileiros, pois nós nem somos patrióticos, a maioria nem liga para seu próprio país, não tem orgulho de sua terra. Muitos pensam que tudo o que é bom está fora deste país, mas falam isso sem ter conhecimento do mesmo.
       Brasileiro apenas tem coragem de ser patrióticos a cada quatro anos, por causa da copa do mundo, digo patrióticos entre Aspas, pois quando perdemos alguma coisa no futebol as pessoas ficam furiosas com seus jogadores e técnicos ou seja lá com o que for e depois ficam com raiva de ser Brasileiros e isso realmente é algo contraditório. As pessoas que também são contra os E.U.A e dizem aquela celebre frase “Eu Odeio os Estados Unidos” também se contradizem bastante sem saber, já que todos usamos calças Jeans, sendo que isso é da cultura americana que veio do povo que mora no Texas, outros dizem que odeiam a cultura americana, mas gostam de escutar Rock ou musicas em Inglês.
Realmente somos muito contraditórios nesse assunto de cultura Americana, mas cabe a cada um tirar suas conclusões e criar opinião sobre esse assunto e espero ter ajudado em alguma coisa, pois quadrinhos não são apenas para viajarmos a um outro mundo e nos aventurar com nossos heróis, já que histórias em quadrinhos é cultura, conhecimento, filosofia, arte, história e muitas outras coisas. Assim como filmes, series seriados, desenhos animados e etc. Espero que eu possa ter ajudado você a ter uma visão diferente daqui em diante, que possam pensar duas vezes quando ver tudo isso e comparar as coisas.
       E aqui termino minha primeira matéria do meu blog. Espero que tenha gostado e que possa ter servido de ajuda. Obrigado por ceder seu tempo para ler.
               

Por: Mayke C. Cardoso

5 comentários:

  1. Muito obrigado
    Ajudou bastante em um trabalho de historia!!!
    vlw

    ResponderExcluir
  2. eu queria saber sobre o flash e a relaçao dele com a guerra fria alguem pode responder, eu sei que ele foi criado na epoca junto com a liga da justiça mais eu queria a historia dele se alguem tiver pfvr resp

    ResponderExcluir
  3. eu queria saber sobre o flash e a relaçao dele com a guerra fria alguem pode responder, eu sei que ele foi criado na epoca junto com a liga da justiça mais eu queria a historia dele se alguem tiver pfvr resp

    ResponderExcluir
  4. eu queria saber sobre o flash e a relaçao dele com a guerra fria alguem pode responder, eu sei que ele foi criado na epoca junto com a liga da justiça mais eu queria a historia dele se alguem tiver pfvr resp

    ResponderExcluir